O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Cabrália Paulista, quarta-feira, 25 de maio de 2022 (14) 3285-1244
Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00.
Notícias por Categoria
Atendimento faz jus à construção de políticas públicas inclusivas, de acesso aos serviços e recursos pedagógicos e de acessibilidade nas escolas regulares
“A implantação das Salas de Recursos Multifuncionais nas escolas comuns da rede pública de ensino atende a necessidade histórica da educação brasileira, de promover as condições de acesso, participação e aprendizagem dos alunos público alvo da educação especial no ensino regular, possibilitando a oferta do atendimento educacional especializado, de forma não substitutiva à escolarização”.
A declaração acima, de 2010, do Ministério da Educação, faz jus à construção de políticas públicas inclusivas, de acesso aos serviços e recursos pedagógicos e de acessibilidade nas escolas regulares. E foi pensando neste público específico que a direção da EMEF Ivani Cotobias Pimentel Maranho, através da Secretaria Municipal de Educação e do apoio da Prefeitura Municipal, decidiram investir e implantar a sala no prédio da antiga EMEI, que abriga hoje a Secretaria Municipal de Educação, a Sala de Leitura, a Brinquedoteca e onde também funcionará a Biblioteca Municipal dentro de alguns dias.
A secretária de Educação, Ana Cristina Consalter, explica que a sala já está em pleno funcionamento e atende os alunos com algum tipo de deficiência ou superdotação matriculados na rede regular de ensino. “Esse atendimento elimina a discriminação e a segregação e supera o modelo de escolas e classes especiais. Além disso, completa o aprendizado com ferramentas e metodologias específicas nesta sala de recursos”, argumenta.
O prefeito José Madrigal Ruda, que apoiou a iniciativa e acompanhou a montagem da sala, destacou que a iniciativa trata de um direito assegurado na Constituição Federal para todos os alunos. “Constitui uma medida estruturante para a consolidação de um sistema educacional inclusivo que possibilite garantir uma educação de qualidade”.
Hoje, as professoras Simoni Idalgo Dias e Deise Cristiane de Lima Barboza, especialistas em Educação Especial, realizam o atendimento. A diretora da EMEF, Albanise Aparecida Dionísio Bettoni comemora. “A sala é uma grande conquista para todos nós. Ela está bem completa e com certeza vai colaborar imensamente para o melhor aprendizado desses alunos”.
Fique por dentro dos índices - ver todas
UFM - 2022
R$ 3,94
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00.
Versão do sistema: 2.0.0 - 19/05/2022
Portal atualizado em: 25/05/2022 22:22:42