Educação - Terça-feira, 11 de Julho de 2023

FÉRIAS E EDUCAÇÃO: CABRÁLIA PAULISTA SE PROFISSIONALIZA COM CURSO DE PROMOTORES DE SAÚDE E CUIDADORES

Viabilizado pela Secretaria Municipal, curso aconteceu na Sorri Bauru e contemplou professores da Educação Especial, monitores, agentes escolares, a psicóloga e a assistente social da rede, e a coordenação pedagógica da Educação Infantil

Diante os inúmeros desafios recorrentes no contexto escolar, sobretudo, quanto a diversidade de comportamentos apresentados pelos estudantes, se faz necessária a constante reflexão e subsídios de orientações para uma equipe escolar quanto à ampliação de práticas inclusivas e manejos comportamentais assertivos, com o intuito de promover alternativas acessíveis e equitativas que possam refletir na aprendizagem de todos os estudantes. É necessária atenção especial nos primeiros anos de vida, por se tratar de um período de grandes modificações e aquisições de habilidade nas diversas áreas: cognitiva, motora fina e grossa, visual, auditiva, linguagem, autocuidado e socialização. A estimulação precoce abrange uma gama de estímulos que auxiliam o desenvolvimento neuropsicomotor de bebês e crianças pequenas, que frequentam berçários incluindo as que apresentam condição de desenvolvimento atípico. Sendo assim, é de fundamental importância que os profissionais que atuam nas creches e escolas estejam orientados e preparados para identificar sinais de alerta para possíveis atrasos ou riscos para o desenvolvimento de crianças sob seus cuidados e que estejam preparados para lidar com crianças e adolescentes com deficiências e ou necessidades educacionais, promovendo a inclusão no ambiente das unidades educacionais da rede municipal e alertando para possível necessidade de encaminhamento para avaliação especializada de crianças sob seus cuidados.

Sendo assim, a Prefeitura Municipal de Cabrália Paulista, através de sua Secretaria Municipal de Educação, viabilizou o Curso de Formação/Capacitação para promotores de saúde da criança e Cuidadores

Participaram do curso, que aconteceu durante os dias 05, 06 e 07 de julho, na sede da Sorri Bauru, professores da Educação Especial, monitores, agentes escolares, a psicóloga e a assistente social da rede e a coordenação pedagógica da Educação Infantil.

De acordo com a Secretária, Ana Cristina Consalter, a proposta poderá ser ampliada para os professores de toda a rede. “Nós vamos fechar uma assessoria e formação com o SESI (Serviço Social da Industria), que já nos acompanha, através de parceria gratuita, no Programa de Recomposição da Aprendizagem. Nós também já instituímos nossa Comissão de Educação Especial porque entendemos que essa temática é a bola da vez e nós precisamos nos preparar e nos profissionalizar cada vez mais diante dos desafios e das dificuldades que surgem dia a dia. Não podemos parar”, destacou a secretária.